Olá, pessoal!
É com grande satisfação que anunciamos mais uma melhoria em nosso sistema que certamente aprimorará a experiência de vocês clientes. Esta é uma melhoria com foco especial em nosso público do segmento de climatização e refrigeração, pois está diretamente relacionada à forma como os PMOCs são gerenciados dentro do sistema, assim como somente estará disponível para clientes que possuem o módulo de PMOC ativo em suas contas. Através dela, será possível realizar o gerenciamento da periodicidade das atividades de PMOC dentro da funcionalidade de Projetos do Auvo.
Acreditamos que, com essa melhoria, o fluxo de gerenciamento dos PMOCs será otimizado no cenário de clientes que possuem contratos com grande quantidade de equipamentos atendidos e/ou necessitam de uma divisão mais específica dos equipamentos atendidos em cada tarefa executada.
Importante❗️ Essa melhoria possui alterações que valem tanto para a versão web quanto para o aplicativo. Portanto, não se esqueçam de atualizar seus aplicativos para a última versão a fim de ter acesso a esse novo recurso.
Antes de mais nada, vamos relembrar como funciona a lógica de periodicidade das atividades de PMOC dentro do sistema, para entendermos como realizar tal gerenciamento.
Questionários: Atualmente, para os questionários de PMOC, é possível definir a periodicidade de cada pergunta. Essa definição de periodicidade a nível de questionários determina, dentro do contexto de uma tarefa, quais perguntas/atividades serão apresentadas para preenchimento. Isso possibilita a apresentação apenas das perguntas/atividades específicas para o momento da execução da tarefa, ocultando as que não são necessárias naquele momento.
Tarefas: A tarefa é o momento em que vemos essa "seleção" de quais perguntas devem ou não ser respondidas na prática, conforme a configuração estabelecida no questionário. Este é um ponto importante, pois é aqui que entramos no contexto de "periodicidade" abordado nesta melhoria. A periodicidade da tarefa é determinada aqui, ou seja, é neste ponto que especificamos se uma tarefa é mensal, bimestral, semestral, etc., de acordo com a sua ordem de execução no plano.
Vamos para um exemplo? Possuo um contrato de PMOC e para esse contrato eu tenho a característica de executar determinadas atividades de forma mensal e semestral, como isso ficaria organizado no sistema? Para esse exemplo, se realizarmos uma visita por mês e o contrato tiver duração de 12 meses, uma abordagem simplificada seria a de:
1º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
2º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
3º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
4º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
5º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
6º mês: Tarefa com periodicidade SEMESTRAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais e Semestrais)
7º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
8º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
9º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
10º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
11º mês: Tarefa com periodicidade MENSAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais)
12º mês: Tarefa com periodicidade SEMESTRAL (Apresenta as perguntas/atividades Mensais e Semestrais)
E assim por diante, caso tal contrato seja estendido.
A partir deste exemplo mais simplificado, podemos compreender a seguinte lógica de periodicidade entre questionário x tarefa:
Tarefa com periodicidade MENSAL exibe perguntas de qual periodicidade? Apenas Mensais.
Tarefa com periodicidade BIMESTRAL exibe perguntas de qual periodicidade? Mensais e bimestrais.
Tarefa com periodicidade TRIMESTRAL exibe perguntas de qual periodicidade? Mensais e trimestrais.
Tarefa com periodicidade QUADRIMESTRAL exibe perguntas de qual periodicidade? Mensais, bimestrais e quadrimestrais.
Tarefa com periodicidade SEMESTRAL exibe perguntas de qual periodicidade? Mensais, bimestrais, trimestrais e semestrais.
Tarefa com periodicidade ANUAL exibe perguntas de qual periodicidade? Nesse caso, todas as perguntas são apresentadas e essa periodicidade também é comumente utilizada para iniciar um plano. As perguntas apresentadas são das periodicidades mensais, bimestrais, trimestrais, quadrimestrais, semestrais e anuais.
Legal, agora que entendemos toda essa estrutura, vamos analisar um exemplo contendo todos os cenários de execução de um plano e quais combinações são possíveis, a partir do exemplo de um contrato de um ano e com início em janeiro, para assim assimilarmos melhor nosso conhecimento a respeito do tema.
Janeiro: Tarefas com periodicidade MENSAL
Fevereiro: Tarefas com periodicidade BIMESTRAL
Março: Tarefas com periodicidade TRIMESTRAL
Abril: Tarefas com periodicidade QUADRIMESTRAL
Maio: Tarefas com periodicidade MENSAL (Sim, seguindo a sequência lógica, a periodicidade mensal se repete nesta posição)
Junho: Tarefas com periodicidade SEMESTRAL
Julho: Tarefas com periodicidade MENSAL (Agora, recomeça o ciclo)
Agosto: Tarefas com periodicidade QUADRIMESTRAL (Sim, seguindo a sequência lógica, agora teremos a periodicidade quadrimestral, lembrando que essa periodicidade também engloba as perguntas/atividades Mensais e Bimestrais)
Setembro: Tarefas com periodicidade TRIMESTRAL
Outubro: Tarefas com periodicidade BIMESTRAL
Novembro: Tarefas com periodicidade MENSAL
Dezembro: Tarefas com periodicidade ANUAL (E aqui fechamos um ciclo completo de 12 meses)
Esse foi um exemplo seguindo uma lógica de 12 meses de plano, mas caso o seu contrato tenha uma duração maior, basta repetir a mesma sequência para os próximos meses do plano ou adaptar a mesma de acordo com sua necessidade, tendo em mente como a periodicidade da tarefa se relaciona com a periodicidade das perguntas/atividades do seu questionário.
Agora que já entendemos toda a lógica por trás das periodicidades, o entendimento da melhoria passa a ser bem mais simples, então vamos para a prática.
Todos os recursos dessa melhoria serão acessados através da funcionalidade de Projetos, então nosso primeiro passo é acessar o mesmo dentro do sistema (Lembrando que já temos artigos aqui na comunidade abordando melhor sobre essa funcionalidade)
Logo na criação de um projeto, caso o mesmo possua o seu Tipo de tarefa igual PMOC, já será apresentado uma nova coluna no espelho de visitas para o gerenciamento da periodicidade das visitas/tarefas do projeto.
Por padrão, faremos o pré-preenchimento desse campo seguindo a lógica apresentada acima para o cenário de todas as combinações de periodicidades num ciclo de 12 meses, sendo esse agrupamento feito pelo mês da visita/tarefa em questão. Apesar dessa pré-definição, o campo estará livre para alteração, possibilitando com que você gerencie a periodicidade das tarefas da maneira com que desejar.
E para meus Projetos já criados? Seguiremos a mesma lógica, uma vez que seu projeto ou suas tarefas possuem o tipo de tarefa PMOC a coluna de “Periodicidade” estará disponível para alteração e após salvar o projeto a periodicidade das tarefas serão alteradas conforme sua necessidade.
Esperamos que este tutorial tenha sido esclarecedor para vocês e no caso de dúvidas basta nos contatar em nosso canal de suporte. Ficaremos felizes em ajudá-los. Segue nosso contato: (62) 3096-9799.
Um abraço e até mais.