Estamos sempre comprometidos em oferecer a melhor experiência possível para nossos clientes e, por isso, estamos felizes em anunciar uma nova funcionalidade em nosso produto que contribuirá na forma com que vocês clientes realizam a gestão financeira de sua empresa.
Através dessa melhoria, será possível garantir que todo o dinheiro movimentado nas contas bancárias de sua empresa estejam de acordo com seus lançamentos financeiros dentro do Auvo, evitando falhas e trazendo mais confiabilidade para toda sua operação.
Gostaria de conhecer mais sobre essa melhoria e ver na prática como realizar a Conciliação Bancário no Auvo?
Participe da nossa live de lançamento, a mesma ocorrerá nesta terça 18/07 às 17h. Aguardamos vocês.
Link da live (Também enviaremos um lembrete em seu e-mail): https://www.youtube.com/watch?v=JOJjnRNBJFc
Qual o objetivo da Conciliação Bancária?
A conciliação bancária tem como principal objetivo verificar todas as movimentações das contas bancárias da sua empresa e ajudá-lo a garantir que para cada movimentação em sua conta bancária haja um lançamento no sistema Auvo, sendo sua referência, e que o saldo de lançamentos no sistema seja exatamente igual ao saldo de sua conta bancária. Sabemos que em sua operação, periodicamente, um momento é destinado a fazer a conciliação bancária, e é nesse momento em que é verificado o valor que está faltando ou sobrando em sua conta bancária, pois, na prática, isso representa dinheiro que entrou mas não deveria ter entrado, ou dinheiro que deixou de entrar. Em um cenário ideal, no qual todas as movimentações bancárias da sua empresa têm sua referência no sistema Auvo assim como todos os lançamentos no sistema Auvo têm sua referência na sua conta bancária, teremos um saldo exatamente igual em ambas as análises. Para quem a Conciliação Bancária estará disponível e como acessá-la? A Conciliação bancária é uma funcionalidade do módulo financeiro do Auvo. Portanto, para que você cliente possa utilizá-la, é necessário ter o módulo financeiro contratado.
Para visualizar a conciliação bancária, basta acessar a tela de Bancos e Conciliações no menu financeiro.

Mudanças na tela de Bancos e Conciliações: A tela de bancos e conciliações agora ganhou uma nova coluna chamada Saldo no Auvo. Nessa coluna, apresentaremos o saldo de lançamentos no sistema para seu banco cadastrado. Esse valor é gerado a partir do lançamento e baixa de contas a pagar, contas a receber e transferências bancárias (as quais serão melhor explicadas adiante). Para possibilitar um controle efetivo dos lançamentos no sistema e a realização da conciliação bancária, foram adicionadas novas propriedades no cadastro da conta bancária. Essas propriedades são:
Instituição financeira: Será possível informar qual a instituição financeira está associada ao banco cadastrada no sistema. Inicialmente, essa definição irá possibilitar a conciliação bancária nos bancos do tipo Conta Corrente, e posteriormente também será utilizada para outras melhorias no sistema.
Saldo inicial e data do saldo: Será possível informar qual é o saldo inicial do banco no sistema, bem como a data em que esse saldo foi verificado. Com essa definição, teremos um controle efetivo do saldo real dessa conta bancária, uma vez que, na maioria dos casos, vocês clientes iniciam a utilização do sistema com uma conta corrente já em movimento.
Outra mudança nessa tela é a indicação de que um banco possui conciliações bancárias pendentes, indicando quais bancos não estão em dia com a conciliação.

Detalhes do banco e visualização dos lançamentos:
Agora, ao clicar no nome do banco, será apresentada a tela de detalhes do banco. Nesta tela, serão exibidos os lançamentos da conta bancária e as demais informações referentes à conciliação bancária. Serão mostradas nessa tela todas as contas a pagar, receber e transferências bancárias que foram baixadas. Ou seja, os lançamentos que ainda não foram baixados não serão apresentados aqui. Mostraremos apenas aqueles que já foram baixados, pois são justamente esses lançamentos que definem o saldo efetivo desse banco e a referência das conciliações a serem realizadas.
A análise de inadimplência e a previsão de lançamentos continuarão sendo feitas nas telas de contas a pagar, receber e, futuramente, na tela de fluxo de caixa. Antecipando alguns detalhes da conciliação bancária, sempre que um lançamento do Auvo estiver conciliado, isso será mostrado nessa tela por meio da indicação "Conciliado". Também é possível clicar nos lançamentos e obter mais detalhes sobre o que se trata esse lançamento e sua conciliação realizada.

Por garantir uma melhor usabilidade do sistema, também será possível já nessa tela efetuar o lançamento de contas a pagar, receber e transferências, sem precisar ir para outra tela para tal.
Mas e aí, o que seria essa transferência bancária? Essa é muito simples. A transferência bancária no sistema representa uma movimentação de valor entre seus bancos. Isso não necessariamente significa um pagamento ou um recebimento. É apenas uma movimentação de valores da sua empresa de um banco para outro.Para cadastrar uma transferência basta utilizar a funcionalidade de lançamentos na tela de bancos e indicar a criação de um transferência. Como realizar a conciliação bancária? Para que a Conciliação bancária seja realizada, é necessário informar qual a instituição financeira está associada ao banco em questão. Conforme apresentado anteriormente, basta acessar a edição do banco e definir a instituição financeira. Isso é importante para garantirmos que você cliente não realize conciliações incorretas devido a importação do extrato de outro banco por engano. Uma vez definida a instituição financeira, é importante realizar a configuração da conciliação automática, que num primeiro momento te auxiliará com as conciliações a partir da importação do extrato OFX de seu banco Aqui temos duas opções de configuração e você poderá ou não optar por utilizá-las.
Valor e data exatamente iguais: Quando habilitado: as movimentações que tiverem valor e data exatamente iguais aos lançamentos do Auvo serão automaticamente conciliados quando o arquivo OFX for importado.
Valor e data aproximadas: Quando habilitado: as movimentações que tiverem valor e data aproximadas (data maior ou menor em 5 dias e valor maior ou menor em 10%) no Auvo serão automaticamente conciliados quando o arquivo OFX for importado.

Legal, agora que já temos tudo configurado já podemos partir para a conciliação, para isso será necessário importar o extrato bancário do seu banco para o sistema, pois é a partir dessa extrato que saberemos quais foram as movimentações bancárias do seu banco, assim como seu saldo bancário no final do período do extrato. Para obter o extrato bancário no formato OFX basta acessar seu internet banking, selecionar o extrato do período desejado e exportação no formato .OFX. Uma vez com o extrato basta clicar em “Importar extrato (.OFx)” que iniciaremos as validações necessárias para o arquivo. Após confirmar, já será possível verificar as conciliações realizadas automaticamente e também fazê-las manualmente, caso necessário na tela de conciliações pendentes são mostradas todas as movimentações importadas do arquivo OFX, sendo sua análise feita mês a mês e com o filtro rápido de dias, nesse filtro temos uma legenda de cores para facilitar a análise de qual período em questão existem conciliações pendentes.

Legal, agora que importei meu extrato OFX, como posso verificar minhas conciliações? Para isso separamos os cenários que você pode esperar após a importação do extrato, sendo elas:

Movimentações conciliadas automaticamente: Dado a que a configuração de conciliação automática esteja habilitada, e para os lançamentos importados do extrato que exista no sistema algum lançamento que se encaixa na referência, o mesmo será apresentado como Conciliado automaticamente. Conciliações pendentes: São as movimentações bancárias importadas do extrato OFX que ainda não foram conciliadas, seja de maneira automática ou manual. Uma vez que a configuração de conciliação automática esteja desabilitada e encontramos no sistema um lançamento que se encaixa como sua referência, seguindo a mesma lógica da conciliação automática, mostraremos o lançamento para o usuário da seguinte maneira: Dessa forma, caso entenda que essa é a sugestão correta, basta o mesmo clicar em Conciliar para que a conciliação manual seja confirmada. No cenário em que não encontramos essa referência no sistema será sugerido a criação ou busca de um lançamento no Auvo, dessa maneira você terá as seguintes opções para conciliar tal movimentação: Criar nova conta a pagar ou receber: Essa opção poderá ser utilizada quando você desejar conciliar sua movimentação com uma nova conta a pagar ou receber. Nesse momento, já será possível criar e dar baixa em uma conta diretamente na própria conciliação. Para um cadastro rápido da conta, será necessário informar apenas o nome do cliente/fornecedor dessa conta, pois as demais informações já estão pré-definidas. No entanto, caso seja necessário realizar o cadastro completo de uma conta, será possível utilizar a opção "Mais campos" e efetuar o cadastro completo.

Criar um nova transferência de entrada ou saída: Como já sabemos o que é uma transferência bancária, seguindo a mesma lógica da opção anterior, uma conciliação também poderá ser feita já com a criação de uma transferência bancária

Buscar ou criar uma ou mais contas ou transferências: Quando você cliente perceber que a conciliação de uma movimentação requer o lançamento de várias contas ou transferências, ou se houver um lançamento de referência existente no sistema que não foi encontrado, será possível utilizar a terceira opção de conciliação manual.
Nessa opção, será possível criar a combinação desejada para efetuar a conciliação da movimentação. É importante observar que o valor total dos lançamentos selecionados deve corresponder ao valor da movimentação bancária para que a conciliação seja concluída.

Agora com as conciliações realizadas surge a seguinte dúvida, e se for efetuada uma conciliação de maneira incorreta, é possível reverter? Sim, nesse caso basta o usuário clicar em Desfazer a conciliação, podendo fazer isso já na tela de conciliação ou nos detalhes da movimentação.

E se no extrato bancário for importada uma movimentação duplicada ou que por alguma razão não deveria estar presente? Considerando esse e outros cenários em que uma movimentação importada não deve ser considerada para a conciliação. Teremos a opção de "Ocultar" um movimentação, dessa forma ela não será considerada nas movimentações pendentes do banco e poderá ser consultada na lista de movimentações ocultas do banco.

Bom pessoal, com isso concluímos todos os fluxos da conciliação bancária, e pode surgir uma dúvida: como verificar o histórico das conciliações realizadas para saber quem fez o quê e quando foi feito? Para isso, teremos a opção de histórico de conciliação. Através dele, será possível verificar todo o histórico de ações na conciliação bancária do banco em questão.

Estamos trabalhando em uma série de melhorias para facilitar ainda mais o cotidiano dos nossos clientes!
Qualquer dúvida estamos a disposição, até breve!
Muito show! 👏🏻👏🏻